Voleibol e Futsal
Eu sou de uma época em que o Futsal se chamava Futebol de Salão, não se podia fazer gol dentro da área e o lateral era cobrado com a mão. Também sou de uma época em que o voleibol tinha vantagem e o saque não podia queimar.
É interessante observar o quanto uma alteração de uma simples regra pode mudar a tática de um jogo.
Antigamente, no futebol de salãofutsal, o lateral era cobrado com a mão. Isso gerava muitos educativos de cobrança de lateral. Um muleque de frente para o outro, distanciados por 5m e tome treinamento de cobrança de lateral. Bola segurada com as duas mãos, atrás da cabeça, pés paralelos, não pisar na linha e arremassar a bola (não pode tacar no chão).
Hoje o lateral é apenas um passe, e o imberbe que vai cobrá-lo precisa apenas não colocar todo o pé dentro da quadra, mantendo a bola sobre a linha e totalmente parada.
Já no voleibol, a vantagem poderia levar um set a durar mais de uma hora e um jogo a mais de 3 horas. Isso atrapalhavas as transmissões da televisão. Resolveu-se isso tirando o sistema de vantagem e aumentando a pontuação dos 4 primeiros sets de 15 para 25.
Essa alteração gerou um receio dos jogadores em forçar o saque, pois saque perdido se trasnformava em ponto para o adversário. Isso foi resolvido quando novamente mudaram a regra e autorizaram o saque queimado. Hoje em dia, os jogadores sacam com a força de aproximadamente 157HP´s.
Daniel Veloso, que já não sabe quais dias escerve neste blog, escreve neste blog às segundas, quintas e sábados.
Um comentário:
É o esporte evoluindo junto com as grandes mudanças do mundo tb! A tendencia é só evoluir mais, agora com as meninas ganhando o ouro no futebol, ficou melhor ainda pra nós meninas q gostam de jogar bola!(aproveitendo a impolgação) hahaha
Bjão Hilana
Postar um comentário