quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Cultura do Juiz

Vocês já imaginaram algum filme holywudiano holiudiano roliwoodiano norte-amercicano onde o personagem central da trama seja um árbitro?? Não?!?! Bem, pois existe.

Não é um filme sobre arbitragem, mas é uma produção onde o protagonista é um árbitro de basquete.

A comédia romântica Esqueça Paris (Forget Paris) - 1995 tem como principal atração Billy Cristal, interpretando Mickey, um respeitado árbitro da NBA que tem seus altos e baixos na profissão e seus altos e baixos no casamento.

Eu assisti esse filme há muito tempo, nem me lembro quando, e sem querer. Acho que tava zapeando e parei pra assistir por causa do Billy Cristal.

Destaque para a cena em que ele invalida uma cesta de sir Charles Barkley (vivido pelo próprio), onde no VT mostrava que ele acertou o lance por menos de um mísero segundo (se minha memória não me falha, 0,3s).

Achei muito bacana a participação dos atletas profissionais da NBA no filme: Patrick Ewing, Tim Hardaway, Kareem Abdul-Jabbar, Reggie Miller, Chris Mullin, Isiah Thomas e, o já citado, sir Charles Barkley.

Detalhe para o hilário diálogo entre o árbitro (Mickey) e a grande estrela da NBA, Kareem Abdul-Jabbar, sendo expulso em seu próprio jogo de despedida:

Mickey - Você está fora daqui, Jabbar!
Kareem - Você está louco?? É meu jogo de adeus.
Mickey - Bom, então me deixa ser o primeiro a te dizer adeus.
Genial! Assistam!

"Casamento não funciona quando uma parte está feliz e a outra miserável. Casamento são ambas pessoas sendo igualmente miseráveis." Andy, personagem de Joe Mantgena em Esqueça Paris.

Daniel Veloso, que é árbitro mas gosta de cinema, escreve neste blog sempre que possível.

Nenhum comentário: